Clipe Projeto Conhecendo a Bahia

quinta-feira, 17 de março de 2011

Dia da Consciência Negra no Dom Avelar










O dia da consciência negra 20 de novembro, na Escola Dom Avelar , foi comemorada na sexta feita 19 de novembro de 2010.
Com dança, musica, teatro e muita reflexão, relembramos que somos todos iguais e enquanto afro descendentes, somos lindos e temos muito a mostrar e para aprender

Fique por dentro

A Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), completou 95 anos na nossa comunidade. Ela é parceira da Escola Dom Avelar Brandão Vilela com os projetos : Ciranda da Leitura e Lanterninha.Quer conhecer mais sobre a EGBA acesse o site :http://www.egba.ba.gov.br/.


Provas da IIIª Unidade


Diurno


19/09 -  Língua Portuguesa
20/09 - Geografia/Ciências
21/09 - História / Educação Física
22/09 - Matemática
23/09 - Inglês e Artes


Noturno


19/09 - Matemática
20/09 - Ciências
21/09 - Língua Portuguesa
22/09 - História
23/09 - Geografia / Inglês








Histórias de arrepiar!!(textos produzidos nas oficinas de Letramento do “Mais Educação”)

A loira do banheiro.
 
          
Era uma vez uma garotinha. Ela era muito linda. Na escola sempre que ela podia, ela filava aula dentro do banheiro da escola, até que um dia com os amigos no banheiro lendo umas revistas e falando sobre garotas normais e famosas. Até que uma hora que todas as amigas foram assistir aula, menos ela. Ela se trancou no banheiro e foi retocar a maquiagem mais de repente ela escorregou e caiu e infelizmente morreu.
Quando a aula terminou uma das amigas dela foi chamá-la. Quando a amiga dela avistou-a no chão do banheiro, com a cabeça sangrando, começou a gritar chamando todo mundo, e ela se foi.
Depois de um tempo, ela apareceu no espelho do banheiro, e as pessoa já haviam esquecido a morte dela. Uma das antigas amigas dela foi ao banheiro, quando se olhou no espelho, viu a amiga que havia morrido saiu correndo e gritando para falar pra todos que tinha a visto no espelho do banheiro.
E ai a garota ficou assombrando todos e ficou como lenda. A lenda se chama ”A loira do banheiro”
(Escrito por Karen Elisan Nascimento Souza)
 
“Lenda urbanas, são histórias contadas aqui na cidade , que todo mundo sabe, mas ninguém viu ou acredita”...


Fala Mestre:Entrevista com a Prof.ª Dinete

Entrevista com a vice diretora Dinete Suzart Ramos Santana
Num jogo de perguntas e  respostas rápido, a professora Dinete, Vice–diretora do turno da tarde tira as duvidas
(REPÓRTER):Qual o porque do lixo na frente da escola ?
(VICE-DIRETORA):Na verdade o lixo não é questão da escola e sim um problema que, a escola sofre. O lixo é uma questão da prefeitura é uma questão publica.
(REPÓRTER):Como  o projeto“Mais Educação” ajuda os alunos?

(VICE-DIRETORA):Na verdade visa desenvolver o aluno com atividades de reforço, atividades lúdicas e atividades físicas, mais noções de higiene e bons hábitos alimentares.


(REPÓRTER):O que acontece quando um aluno passa mal?
(VICE-DIRETORA):No caso de algum aluno passar mal, verificamos o que é. De acordo com a necessidade do aluno nós ligamos para casa ou ligamos  para a SAMU .Nós não podemos medicar.
(REPÓRTER):Quais as possibilidades de uso da quadra?



(VICE-DIRETORA):A quadra é para ser utilizada nas aulas de educação física, mais só que por uma de cultura  e má conscientização de prioridade e valores os alunos não querem estudar só querem jogar bola (os meninos) .sabemos que no bairro não tem área de lazer e a escola na verdade é um local onde o aluno se sente seguro para brincar. Toda via, a escola não pode se tornar um parque, ela tem que cumprir o seu papel que é educar o aluno é desenvolvendo a sua cidadania(o papel da escola é esse) estabelecendo uma ligação entre o que é ensinado em sala de aula e o dia-a-dia do aluno.
(REPÓRTER):Como vão ficar as férias?
(VICE-DIRETORA):Pra quem passou direto, resultado dia 10 as provas começam dia 9 do 12, recuperarão dia 13 a 17.    (Entrevista cedida em 18/11/2010)



Projeto Conhecendo a Bahia: aprender,conhecer





Situada a 58 km de Salvador, São Sebastião do Passé por fazer parte do centro canavieiro e da história do ciclo de cana de açúcar, período no qual a economia e o comércio mundial estavam voltados para o Brasil, tem muito a contribuir com nossos conhecimentos. Conhecer as riquezas do nosso Estado e da nossa cultura nessa aula local certamente será um fato marcante em nossa vida escolar. Assim aconteceu , nos dias 20 e 21  de Novembro deste ano a  aula expositiva na cidade de São Sebastião do Passé.O “Mais Dom” não podia ficar de fora deste evento e foi entrevistar os professores responsáveis por esse projeto (REPÓRTER) : O que vai ocorrer?(PROFESSOR EVERTON):Pretendo fazer um estudo sobre a diversidade cultural de São Sebastião e aspectos relevantes.Vou pedir para os alunos registrar informações sobre e cidade e seus habitantes.(REPÓRTER):Porquê vai acontecer esse evento?(PROFESSOR EVERTON):Porquê é importante conhecer as diversas realidades dentro do nosso Estado.É um projeto onde  quase todos os professores vão participar.(REPÓRTER):Qual vai ser o local?(PROFESSOR EVERTON):São Sebastião do Passé.(REPÓRTER):Quais as pessoas que estão envolvidas no projeto?(PROFESSOR     EVERTON):Vamos ter a participação de funcionários e professores, alunos e a presença de um Historiador  (Prof. Alberto Valente)para apresentar a cidade e seus pontos principais(REPÓRTER):Qual o objetivo do projeto?(PROFESSOR EVERTON):Nosso objetivo é proporcionar uma aula de campo onde os a alunos tenham contato direto com o objeto de estudo. Também temos como objetivo compreender realidades diversas dentro do nosso território.                                        ENTREVISTA COM A PROFESSORA ELISA  COSTA(REPÓRTER):O que vai ocorrer?(PROFESSORA):Nos vamos ter uma  aula de campo interdisciplinar. Nós  temos um projeto que se chama   “Conhecendo a Bahia” ele tem como objetivo incentivar nossos alunos a conhecer melhor nosso estado. Todas as matérias estão incluídas menos matemática.
(REPÓRTER);Qual o objetivo desse projeto?
(PROFESSORA):Abordar de forma lúdica e criativa os temas curriculares, de forma integrar, os conhecidos.
Entrevista com Ícaro Jean Ferreira dos Santos, aluno que esteve presente na aula expositiva“Na trajetória, nós vimos muitas fazendas,mas, quando chegamos lá encontramos fazendas com muitas coisas antigas, com coisas do século XVI, XVII e XVIII, muitas coisas que a pensávamos que seria “chato”, muitos lugares onde os nossos antepassados estiveram, gente que estava lá, viveu lá, sofreu lá, e hoje em dia  a gente fica pensando que é só besteira mas não é não.A gente viu muita coisa lá, o que podia e o que não podia ter acontecido,muitos fatos, muitas coisas históricas.A fazenda lagoa que tem o primeiro trem aqui do Brasil,que levava a cana de açúcar para o porto.Tinha a Casa-Grande a parte onde os negros ficavam,os que ficavam na casa e os que ficavam fora na colheita da cana de açúcar, tinha a capela, a gente foi lá onde só pessoas da família se casavam lá e a pouco tempo teve uma pessoa que se casou lá.na fazenda Pimentel, tinha um bocado de boi que queriam pegar a gente!(risos), e a questão do engenho, teve até uma reportagem antes da gente ir lá, muitos animais , muitas coisas antigas.Muita gente fala que é chato, é de gente velha, mas não é não, é interessante.muitas pessoas dizem “é coisa velha , não precisa ir lá saber o que está se passando, o que se passou,mas é bom saber o que aconteceu com a gente no passado, como o negro sofreu o que realmente aconteceu.”
Quer saber mais? Acesse o Orkut da Escola Dom Avelar Brandão Vilela e veja as fotos da aula expositiva.